Medicina Tradicional Chinesa

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a saúde de uma pessoa não depende do aspecto apenas físico e sim da harmonia e equilíbrio indivisível do corpo-mente e a perfeita interação destes com o meio ambiente. Na MTC a doença é vista como uma alteração ou desgaste das funções orgânicas provocadas pelo meio externo: frio/calor, umidade, fatores emocionais, nutricionais ou envelhecimento, fatores estes que impossibilitam o livre fluxo do Qi (nossa Energia Vital). (Silva, 2005; Silva, 2008)

“O equilíbrio do corpo se deve ao livre fluxo do Qi - a energia vital - que deve circular de forma livre e homogênea alimentando todo o organismo, sendo molde para a circulação sanguínea e para toda estrutura material subsequente. O Qi circula e atinge todo o organismo através de canais principais e colaterais, de modo análogo a circulação sanguínea. A falta ou excesso de circulação do Qi seria o distúrbio básico na gênese de qualquer doença. Os pontos de acupuntura são, segundo a teoria tradicional, locais de acesso a esse fluxo de energia. Esses pontos, classicamente mais de 350 por todo o corpo, devem ser estimulados, para o reestabelecimento do corpo do indivíduo.” (Silva, 2005)

            Na busca dessa harmonia, seja para prevenir ou curar doenças, os chineses destacam cinco setores essenciais: a alimentação, o Tai Chi Chuan (práticas corporais terapêuticas), a acupuntura, as ervas medicinais e o Tao Yin (meditação). (Silva, 2005)

A MTC tem como sua base as teorias do yin/yang, dos cinco elementos, e o conceito do Qi (energia vital). 

O Yin/Yang

O yin/yang representam qualidades opostas entre si, mas que se completam. O Yin possui dentro dele a semente do yang e pode se transformar em yang e vice-versa, buscando entre si o perfeito equilíbrio. Este simbolismo acredita-se que esteja presente em todos os fenômenos possíveis do universo, sendo assim todos os fenômenos dependem de dois polos. Exemplo: (Maciocia, 2007)

Yang
Movimento
Branco
Dia
Céu
Gera
Energia
Fogo
Acima
Subir
Yin
Repouso
Preto
Noite
Terra
Cresce
Matéria
Água
Abaixo
Descer

            A Teoria dos Cinco Elementos

A teoria dos cinco elementos se relaciona diretamente com a teoria do yin e do yang, estes são: Água (Rim/Bexiga), Madeira (Fígado, Vesícula Biliar), Fogo (Coração, Intestino Delgado) Terra (Baço/Estômago) e Metal (Pulmão, Intestino Grosso). Estes elementos têm entre si uma relação de nutrição e controle, que mantém seu movimento orgânico correto, equilibrado e em harmonia com as energias yin e yang do organismo. Quando ocorre uma desarmonia nessas relações o resultado é dores e doenças. (Maciocia, 2007)


Água
Madeira
Fogo
Terra
Metal
Órgão
Rim
Fígado
Coração
Baço
Pulmão
Vísceras
Bexiga
Vesícula Biliar
Intestino Delgado
Estômago
Intestino Grosso
Cor
Preto
Verde
Vermelho
Amarelo
Branco
Sabor
Salgado
Azedo/Ácido
Amargo
Doce
Picante
Sentimento
Medo
Raiva
Euforia
Pensamento
Tristeza
Tecido
Osso
Tendões/Nervos
Vasos sanguíneos
Músculos
Pele
Secreção
Urina
Lágrima
Suor
Saliva
Catarro
Expressão
Gemido
Grito
Riso
Canto
Choro
Sentido
Audição
Visão
Fala
Gustação
Olfato
Psiquismo
Vontade
Espírito
Vitalidade
Idéias
Subconsciente
Estação
Inverno
Primavera
Verão
Canícula
Outono


A Acupuntura           

Segundo achados arqueológicos na China, a acupuntura tem sua prática a cerca de 5 mil anos (Dinastia de Shang 1766- 1123 a.C). No ocidente a acupuntura vem ganhando espaço desde 1939 na Europa e atualmente é utilizada em diversos países inclusive no Brasil.

            Estudos realizados no ocidente revelam que a acupuntura é capaz de aliviar a dor de várias patologias, pois age em mecanismos endógenos do cérebro provocando respostas biológicas. Segundo estudos realizados em animais e em humanos o estímulo por meio da acupuntura é capaz de ativar o hipotálamo e a hipófise, aumentando no organismo a taxa de secreção de neurotransmissores, neurohormonas, melhora o fluxo sanguíneo e o sistema imunológico. (Silva, 2008)

            A acupuntura utiliza como estímulo agulhas em pontos relacionados à patologia do paciente e/ou moxaterapia ou cristais radiônicos. Outra prática bastante eficiente da Acupuntura é a auriculoterapia, onde é colocado na orelha do paciente cristais radionicos, esferas de ouro, prata, sementes, e até mesmo agulhas, seguindo os pontos relacionados à patologia identificada pelo terapeuta.

Carina Zeni Henrique Mancin
Dez/2011

Referências:

MACIOCIA, Giovanni. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para acupunturistas e Fitoterapeutas. São Paulo. Editora Roca, 2007, 2ª edição. Tradução: Ednéia Iara Souza Martins.

SILVA, João Bosco Guerreiro. Tese de Doutorado: Benefícios da Acupuntura nas principais queixas não obstétricas da gravidez: um estudo prospectivo, controlado e quase- randomizado, São Paulo, 2005, Universidade Federal de São Paulo- Escola Paulista de Medicina. 

SILVA, Patricia Isabel Rodrigues. Tese de Mestrado: Tratamento de náuseas e vômitos na gravidez por pressão periódica num ponto de acupuntura, Corvilham 2008- Universidade da Beira Rio- Faculdade de ciência e saúde.

Nenhum comentário: