sábado, 10 de março de 2012

Mente

“O coração ocupa o cargo de monarca, de onde a luz do espírito (shen Ming) origina.”

Capítulo oito do Su Wen

Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) a mente é uma das substâncias vitais do nosso corpo e a forma mais imaterial de Qi tendo como residência o coração, estando assim relacionada a diversas funções: consciência, pensamento, memória, perspicácia, sono, inteligência, sabedoria, ideias, afetos, sentimentos e sentidos. Todas essas funções além da mente e coração, se relacionam com mais órgãos.

Nossa vida afetiva e emocional está diretamente ligada à mente, uma vez que somente ela pode reconhecer e sentir o efeito das emoções. Sendo assim, além das nossas emoções afetarem o órgão relacionado a elas, o coração e a mente também são afetados.

Além da mente e do coração:

A raiva afeta o Fígado

A aflição afeta o Pulmão

O estado de ficar pensativo afeta o Baço

O medo afeta o Rim


Uma mente saudável e equilibrada é o resultado de uma essência e um Qi forte, uma essência e um Qi fraco resultam em uma mente desequilibrada, ansiosa, infeliz, nebulosa e deprimida.

                Dessa forma podemos entender porque na maioria das vezes, durante uma reflexologia podal, o ponto relacionado ao coração é o que mais dói, ou é o que sempre dói, além deste estar relacionado à circulação do sangue em todo o corpo

Conseguimos entender porque após uma sessão de acupuntura quântica ou mesmo focusing, onde nossas aflições e sensações ruins são aliviadas, sentimos uma gostosa sensação de bem-estar e muitas vezes temos a sensação de que nossa mente está mais clara, e conseguimos organizar melhor nossa vida emocional e até mesmo prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário